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Impacto de Comunicação - PMA (Perception Mapping Analyzer)

Descrição

PMA (Perception Mapping Analyzer) é uma técnica que permite avaliar o impacto e atratividade de comerciais, programas de televisão ou outros estímulos visuais e auditivos individualmente, sem a interferência do pesquisador. Utiliza para isso um aparato tecnológico composto por dials analógicos que captam as reações dos participantes em uma escala de intensidade de 0 a 100 e que são conectados remotamente a um programa de computador. Esse software analítico plota em um gráfico a movimentação da audiência, mostrando as curvas de atratividade do material analisado em tempo real.


A partir dessa análise imediata dos resultados, são levantados os pontos que merecem um aprofundamento mais qualitativo e, ao término da avaliação feita pelo PMA, alguns participantes são selecionados para uma discussão em grupo.


Por trabalhar com um questionário estruturado na primeira fase, esta técnica permite uma análise quantitativa, uma replicação do instrumento e uma comparabilidade dos resultados ao longo de diferentes ondas. Além disso, as vantagens da técnica são:

  • Isolar totalmente a possível influência do grupo nas reações iniciais de cada participante
  • Identificar que momentos dos comerciais/programas geram maior ou menor atratividade para depois explorar os porquês

Objetivos da Pesquisa
  • Medir as reações individuais não verbais frente a estímulos de áudio e vídeo (comerciais e programas de televisão)
  • Captar e medir as diferenças de atratividade entre comerciais, programas de TV, diferentes versões de um mesmo programa, personagens ou apresentadores
  • Coletar dados de perfil de um determinado público e qual a sua opinião a respeito de diferentes assuntos de interesse do cliente, por meio de um questionário estruturado respondido com os dials e imediatamente processados em uma tela de computador

Medidas Testadas
  • Impacto de um estímulo em tempo real
  • Grau de atratividade moment-to-moment em uma escala de 0-100
  • Envolvimento com o material testado em diferentes momentos, identificando a interferência de personagens, atores, música, linguagem, cenários e outros estímulos presentes em um material audiovisual
  • Medidas comparativas entre os estímulos de comunicação ou programação do cliente e dos concorrentes
  • Aprofundamento dos resultados obtidos na fase de PMA e entendimento dos porquês de cada tipo de reação ou resposta

Técnica de Coleta de Dados

A coleta de dados é realizada em 2 fases: na primeira fase toda a amostra é entrevistada usando os dials como ferramenta de coleta das resposta; na segunda fase, somente uma parte da amostra total permanece para participar de um Mini-Grupo.


Ilustração do Processo:
  • 1. Cada participante recebe um dial com o qual ele(a) expressa seu grau de satisfação / atratividade / interesse pelo que está assistindo no vídeo, girando o dial (0-100)
  • 2. Os dials são ligados a um terminal de computador que registra e analisa os resultados, plotando-os em um gráfico que vai sendo atualizado a cada momento do programa e que é acompanhado pelo cliente em tempo real (instalado na sala de observação)

Ilustração do Processo
Ilustração do Processo
Estímulos

Comerciais/filmes/programas de televisão finalizados ou ainda em faze de teste, desde que já estejam em um formato áudio-visual como um story-teller


Amostra Mínima Recomendada

60 a 120 Entrevistas Pessoais no PMA seguidos de 4 a 6 Mini-Grupos


Cronograma

6 a 7 semanas