O estudo

Papagaio pipa

Nasceu da experiência de mais de 20 anos da MultiFocus em pesquisas com crianças e adolescentes

É UM ESTUDO QUANTITATIVO BIANUAL LANÇADO EM 2012
TEVE SUA SEGUNDA TOMADA EM 2014;
A TERCEIRA EM 2017;
A QUARTA TOMADA ESTÁ SENDO REALIZADA EM 2019
Visa conhecer:
1- Hábitos e estilo de vida
2- Relação com tecnologia e novas mídias
3- Consumo e envolvimento com as marcas
1500 Entrevistas pessoais
Pais, crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos
classes a, b, c, d/e
12 capitais das 5 regiões brasileiras

Áreas de abordagem

Caracterização das famílias - sociodemográficos, acesso à internet, TV paga, recursos on demand e apps
O universo de entretenimento – brinquedos, brincadeiras, passeios, amizades
Os devices tecnológicos que usam, conteúdos que acessam, Apps e recursos on demand
Recall de Propaganda e ações em shows, eventos, shoppings. Parques temáticos, Fast Foods
A primeira infância - hábitos da criança de 0 a 3 anos, papéis e responsabilidades dos pais
O espaço do rádio e das revistas, revistinhas, quadrinhos e coleções
Por onde acessam a Internet, o que fazem, assistem, jogam, compram
Poder de consumo – dinheiro em mãos e o grau de influência nas compras da família
Crianças a partir de 4 anos – a escola, atividades extras, interesses e aspirações
Comportamento frente à TV – relação com os canais, programas, personagens e seus produtos
Uso de redes sociais, blogs/vlogs e youtube – o que postam, produzem, curtem
Preferência por marcas - 45 categorias estimuladas, entre elas alimentos, roupas, brinquedos…
Caracterização das famílias - sociodemográficos, acesso à internet, TV paga, recursos on demand e apps
A primeira infância - hábitos da criança de 0 a 3 anos, papéis e responsabilidades dos pais
Crianças a partir de 4 anos – a escola, atividades extras, interesses e aspirações
O universo de entretenimento – brinquedos, brincadeiras, passeios, amizades
O espaço do rádio e das revistas, revistinhas, quadrinhos e coleções
Comportamento frente à TV – relação com os canais, programas, personagens e seus produtos
Os devices tecnológicos que usam, conteúdos que acessam, Apps e recursos on demand
Por onde acessam a Internet, o que fazem, assistem, jogam, compram
Uso de redes sociais, blogs/vlogs e youtube – o que postam, produzem, curtem
Recall de Propaganda e ações em shows, eventos, shoppings. Parques temáticos, Fast Foods
Poder de consumo – dinheiro em mãos e o grau de influência nas compras da família
Preferência por marcas - 45 categorias estimuladas, entre elas alimentos, roupas, brinquedos…

Outputs 3ª onda

Papagaio pipa

Hábitos e estilo de vida


35% das crianças acima de 4 anos praticam esportes e 15% delas faz um curso extra escola de música, arte
60% das mães de crianças entre 0 e 6 anos adicionam açúcar aos alimentos que servem para o filho (a)
Mais de 20% das crianças acima de 3 anos nunca foram a um cinema

Relação com tecnologia e novas mídias


Em 2017, 16% das crianças de 4 a 8 anos e 13% dos bebês de 0 a 3 anos já assistiam mais Netflix do que a tv paga ou tv aberta
O YouTube se tornou a plataforma líder de entretenimento áudio visual. Mais de 60% das crianças acima de 4 anos entram no canal frequentemente
Mais de 57% das crianças acima de 7 anos participam de alguma rede social

Envolvimento com consumo e marcas


Mais de 50% das crianças costumam ganhar mesada dos pais e a metade deles guarda o dinheiro
70% das crianças frequentam um supermercado, e a partir dos 12 anos 15% delas já vão sozinhas
64% dos pais acham muito importante ou importante a opinião da criança na hora de escolher um novo produto ou marca de alimento