O estudo

Papagaio pipa

Nasceu da experiência de mais de 20 anos da MultiFocus em pesquisas com crianças e adolescentes

É UM ESTUDO QUANTITATIVO BIANUAL LANÇADO EM 2012
TEVE SUA SEGUNDA TOMADA EM 2014;
A TERCEIRA EM 2017;
A QUARTA TOMADA FOI REALIZADA EM 2019
Visa conhecer:
1- Hábitos e estilo de vida
2- Relação com tecnologia e novas mídias
3- Consumo e envolvimento com as marcas
1500 Entrevistas pessoais
Pais, crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos
classes a, b, c, d/e
12 capitais das 5 regiões brasileiras

Áreas de abordagem

Caracterização das famílias - sociodemográficos, acesso à internet, TV paga, recursos on demand e apps
O universo de entretenimento – brinquedos, brincadeiras, passeios, amizades
Os devices tecnológicos que usam, conteúdos que acessam, Apps e recursos on demand
Recall de Propaganda e ações em shows, eventos, shoppings. Parques temáticos, Fast Foods
A primeira infância - hábitos da criança de 0 a 3 anos, papéis e responsabilidades dos pais
O espaço do rádio e das revistas, revistinhas, quadrinhos e coleções
Por onde acessam a Internet, o que fazem, assistem, jogam, compram
Poder de consumo – dinheiro em mãos e o grau de influência nas compras da família
Crianças a partir de 4 anos – a escola, atividades extras, interesses e aspirações
Comportamento frente à TV – relação com os canais, programas, personagens e seus produtos
Uso de redes sociais, blogs/vlogs e youtube – o que postam, produzem, curtem
Preferência por marcas - 45 categorias estimuladas, entre elas alimentos, roupas, brinquedos…
Caracterização das famílias - sociodemográficos, acesso à internet, TV paga, recursos on demand e apps
A primeira infância - hábitos da criança de 0 a 3 anos, papéis e responsabilidades dos pais
Crianças a partir de 4 anos – a escola, atividades extras, interesses e aspirações
O universo de entretenimento – brinquedos, brincadeiras, passeios, amizades
O espaço do rádio e das revistas, revistinhas, quadrinhos e coleções
Comportamento frente à TV – relação com os canais, programas, personagens e seus produtos
Os devices tecnológicos que usam, conteúdos que acessam, Apps e recursos on demand
Por onde acessam a Internet, o que fazem, assistem, jogam, compram
Uso de redes sociais, blogs/vlogs e youtube – o que postam, produzem, curtem
Recall de Propaganda e ações em shows, eventos, shoppings. Parques temáticos, Fast Foods
Poder de consumo – dinheiro em mãos e o grau de influência nas compras da família
Preferência por marcas - 45 categorias estimuladas, entre elas alimentos, roupas, brinquedos…

Outputs 4ª onda

Papagaio pipa

Hábitos e estilo de vida


41% das crianças de 4 anos ou mais praticam esportes; 13% faz um curso extra escola de música, arte
Em 2017, 51% das mães de crianças entre 0 e 6 anos adicionavam açúcar aos alimentos que serviam ao filho(a). Em 2019, o número caiu para 39%
Mais de 20% das crianças de 4 anos ou mais nunca haviam ido a um cinema em 2017. Esse percentual cresceu para 30% em 2019

Relação com tecnologia e novas mídias


Em 2017, 13% dos bebês e crianças de 0 a 8 anos já assistia mais Netflix do que TV Paga ou TV Aberta. Em 2019, o número subiu para 23%
O YouTube disputa a liderança de entretenimento áudio visual. Mais de 65% das crianças a partir de 4 anos entram no canal frequentemente
WhatsApp é a rede social preferida das crianças de 7+ anos. Usada por 77% dos que usam alguma rede social, a principal atividade é compartilhar fotos que tiraram

Envolvimento com consumo e marcas


Mais de 48% das crianças de 4 anos ou mais costuma ganhar mesada dos pais. 46% delas guarda o dinheiro recebido
70% das crianças dessa idade frequentavam um supermercado em 2017. Em 2019, o número caiu para 60%
Em 2017, 64% dos pais consideravam importante a opinião da criança na escolha de um novo produto ou marca de alimento. Em 2019, caiu para 48%