Home > Produtos > Papagaio Pipa




Siga o Projeto

Missão:

Entender a multiplicidade da primeira idade brasileira nas diversas regiões, classes sociais e faixas etárias para saber como a sociedade pode voar junto com seus Papagaios, Pipas, Quadrados, Cafifas.


Manifesto do Projeto:

Crianças são iguais. Mas crianças de São Paulo são diferentes das crianças do Pará. As crianças do Piauí são diferentes das crianças do Mato Grosso. As de Recife, diferentes das do Rio de Janeiro. As crianças de Florianópolis são diferentes das crianças do Amapá.


Porque, assim como o modo pelo qual chamam suas brincadeiras, cada criança – em cada bairro, cada cidade, cada estado – tem seus sonhos, necessidades, expectativas, percepções. Todos diferentes, todos iguais. E a gente acha que só é possível fazer um estudo mais profundo sobre isso, ouvindo o que elas têm a dizer.


O Projeto PapagaioPipa|QuadradoCafifa nasceu dessa necessidade. E da experiência de mais de 18 anos da Multifocus, que ganhou maioridade e tem expertise para ouvir os atores dessa geração de 0 a 17 anos que vão fazer o país que seremos no futuro.


Para nós, os papéis coloridos são os sonhos, as varetas são as necessidades estruturais, e a linha solta ao vento são as expectativas e as percepções dessa geração.


Amostra:

1800 entrevistas
0-17 anos (Faixas: 0-3, 4-6, 7-11, 12-17)
Classes ABCDE
Pesquisa com abrangência nacional: Regiões Sul, Sudeste, Norte/CO, Nordeste (Principais Capitais)


As 12 áreas de abordagem

1. Objetivos de futuro
  • Onde estudam, em que série, o que estudam e para que estudam
  • Se já trabalham, no que pretendem trabalhar e com que objetivo
  • Habilidades, interesses, expectativas
  • Onde buscam conhecimento, inspiração e aprendizado
  • As grandes referências, quem admiram

2. Relações familiares
  • Como se estruturam as famílias nucleares, estendidas, agregadas...
  • Atividades compartilhadas - quem ensina o que para quem
  • A importância afetiva, social, educacional e economica dos pais
  • Autoridade, admiração, dependencia, o que pauta o relacionamento com os pais

3. Amizades
  • Como fazer amigos e importancia de ter amigos ou de ter muitos amigos
  • O que compartilham com os amigos, tipo de atividades, e como compartilham, lugares que frequentam
  • Os tipos de amizade: do mesmo sexo, do sexo oposto
  • Os grandes desafios do relacionamento social: privacidade, exposição, sexualidade, controle dos pais, bullying...
  • Os códigos de conduta e de linguagem

4. Saúde e bem-estar
  • Prática de atividade física e esportes- o que fazem, com que frequência o que usam,e com que objetivo. Produtos e marcas preferidos
  • Alimentação - o que dá prazer, o que é saudável e o que é proibido- os produtos e marcas preferidos
  • Preocupação com o peso e com a saúde- -o que fazem, com que frequência e com que objetivo
  • Relação peso e altura
  • Cuidado com a pele, cabelo - rituais, produtos e marcas preferidos

5. Mudanças sociais
  • O que fazem na prática para preservar o meio ambiente, reaproveitamento, não desperdício, reciclagem, doação
  • Participação em movimentos sociais: na escola, no bairro, na igreja, em ongs
  • Atitudes cidadãs, responsabilidade sobre as mudanças que o país precisa, respeito às regras e instituições, o sentido de coletividade
  • Como uma marca mostra sua preocupação social e ambiental e quais as que fazem isso na prática

6. Vida na cidade e natureza
  • Quais os medos e preocupações: ser roubado, violência, ficar sozinho, drogas, atropelamento / acidentes
  • O que fazem para se divertir na cidade onde moram: lugares que vão, programas mais gostosos, atividades ao ar livre
  • Frequência ao cinema, teatro, show, jogos esportivos, fast foods/lanchonetes, restaurantes/padarias, livrarias, clubes, baladas, parques, praia, museus, concertos/ espetáculos musicais
  • O que fazem para se divertir, do que brincam

7. Espiritualidade
  • Se pratica alguma religião - qual , com que frequência participa de algum culto religioso
  • No que acreditam / padrões morais: igualdade, respeito à diversidade, justiça, honestidade...

8. Tomada de decisão
  • Se costuma ganhar algum dinheiro dos pais ou outros parentese o quanto ganha
  • Se guarda tudo ou uma parte e para que guarda ou gasta
  • Em que lugare costuma comprar coisas com seu próprio dinheiro
  • Atitudinal em relação a ter dinheiro e como usar o dinheiro: importância que dá ao dinheiro para ser mais feliz / menos feliz
  • Atitudinais em relação a propaganda, influência dos amigos na tomada de decisão

9. Relação com tecnologia e midias
  • Quais os aparatos tecnológicos do domicílio – celular, tablet, mp3/4, computador, etc. - quais tem acesso , quais são seus ou compartilhados
  • Atitudinais em relação a tecnologia
  • Tv
    • Em que horários normalmente assiste televisão e até que horas da noite assiste tv - dias de semana / sábado / domingo
    • Tv paga vs tv aberta – como dividem a atenção
    • Se tem tv no quarto - se divide o quarto com alguém - quem
    • Se tem tv por assinatura - de que operadora
    • Se tem ponto de tv paga no quarto e que aparelhos conectados a ele tem no quarto: dvd, video game...
    • Com quem normalmente assiste tv
    • Quem decide que programa assistir
      - Quais os 5 canais favoritos: top of mind , outros
      - Quais os 5 programas favoritos: top of mind , outros
      - Quais os 5 personagens favoritos: top of mind , outros
    • Quando está assistindo tv, que outra atividade faz junto. Se está com a internet ligada, por one navega enquqnato assiste tv
    • Se fosse comprar uma tv nova de que marca compraria - qual a sua marca preferida
    • Atitudinais em relação a assistir tv vs internet
    Internet
    • Se tem computador com internet em casa - se divide o computador com alguém ou é só seu
    • Se tem banda larga
    • De onde acessa
    • O que faz na internet e com que frequência
    • Se faz compras, se joga online
    Celular
    • Se tem celular, de que marca se é pré ou pós e de que operadora
    • Se tem acesso a internet pelo celular, e se sim o que acessa pelo celular
    • O que costuma fazer no celular e para o que usa mais
    • Que funcionalidades do aparelho usa, que aplicativos baixa
    • Relação com promoções pelo celular
    • Quanto gasta por mês
    • Marca atual e aspiracional
    Tablet, mp3/mp4...
    • Se tem mp3/mp4, e se tem tablet, e para o que usa
    Rádio
    • Se escuta rádio - onde
    • O que gosta de ouvir no rádio
    • Estação de rádio preferida
    Revistas
    • Se le alguma revista - quais
    • Revistas preferidas
    • Como tem acesso: assina, compra em banca, ganha, le dos amigos, le em lugares públicos

10. Participação em redes sociais
  • Se participa de alguma rede social: quais e qual a preferida
  • Quantos amigos tem e quantos conhece pessoalmente
  • O que faz nas redes sociais, o que costuma postar
  • O que curte, se entra na fan page das marcas, canais de tv...
  • O que costuma postar, curtir nas redes sociais e com que frequência
  • Relação com blogs, twitter, you tube
  • Atitudinais em relação a participação em redes sociais

11. Assuntos de interesse
  • Assuntos de interesse: dicas de moda, de comportamento, relacionamento, viagens, o que prende a atenção
  • Quais suas preferências, para o que são mais orientados : esporte, música, tecnologia...

12. Opiniões como consumidores
  • Se costumam ir ao supermercado
  • Poder de influência nas decisões de compra da família - o quanto os pais levam em conta a sua opinião
  • O que consomem e com que frequência nas categorias de: alimentos, bebidas, roupa, produtos de higiene e beleza, eletrônicos, brinquedos
  • Quais as marcas preferidas para os produtos dessas categorias
  • Atitudinais em relação ao consumo