Home > Produtos > Geomarketing

Geomarketing

Descrição

Geomarketing, ou Marketing Geográfico, é uma abordagem que permite o melhor conhecimento do mercado, pela delimitação e identificação geográfica de potenciais clientes. Permite a adaptação do marketing-mix ao modo como o mercado se organiza no espaço, por meio da visualização das variáveis relevantes para o marketing em mapas geográficos.


Além disso, tem como principal vantagem um aumento substancial da eficácia na tomada de decisões de marketing, pois permite uma análise mais rápida, intuitiva e prática de informações complexas e delimita geograficamente a área de atuação da empresa, identificando os locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço.


A MultiFocus desenvolve para cada cliente um desenho customizado de pesquisa, agregando aos mapas geo-demográficos uma coleta de informações primárias que consiga responder aos questionamentos que vão além dessa fotografia do mercado. Para isso, utiliza-se de técnicas tanto qualitativas como quantitativas, dependendo do caso.


Objetivos da Pesquisa
  • Identificação do perfil de clientes atuais e potenciais para um produto, serviço ou comércio
  • Avaliação do potencial de determinada região para a abertura de negócios
  • Segmentação geo-demográfica de uma região
  • Levantamento das características da população de uma determinada região para planejamento de um projeto

Medidas Testadas
  • Áreas de influência primária, secundária e terciária considerando um determinado ponto geográfico, que pode ser um comércio, uma escola ou um ponto para um potencial empreendimento
  • Perfil sócio-econômico e demográfico da região por área de influência
  • Concentração populacional e perfil dessa população
  • Mapeamento de vias de acesso, transporte, empreendimentos na região
  • Identificação da taxa de crescimento populacional da região, crescimento da renda familiar, mudanças no perfil das famílias e no perfil dos estabelecimentos da região
  • Grau de conhecimento, satisfação e avaliação geral de um produto ou serviço para o qual está sendo realizado o estudo geo-demográfico

Coleta de Dados

Uso de software apropriado e dados secundários oficiais; Entrevistas Pessoais presenciais ou por telefone; Discussões em Grupo; Observações de Comportamento in loco


Amostra Mínima Recomendada

Análise geo-demográfica - não tem uma limitação amostral

Análise do produto ou serviço junto aos clientes atuais e potenciais: 80 a 120 Entrevistas Pessoais por telefone; 20 Entrevistas em Profundidade


Cronograma

4 a 8 semanas