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Reputação Coorporativa

Descrição

Marcas bem construídas, com valores e princípios alinhados ao seu posicionamento e aos diversos públicos com os quais se relaciona, contribuem para a boa reputação e imagem das empresas. Altos índices de reputação repercutem em um fortalecimento da marca frente à concorrência, pois indicam maior reconhecimento, proximidade e aceitação por parte dos clientes, dos colaboradores e da sociedade como um todo.

Vários fatores influenciam e retro-alimentam a reputação de uma marca e, portanto, é fundamental conhecer a performance da marca em relação a cada um deles. Para isso, a MultiFocus oferece uma ferramenta de avaliação de reputação de marca baseada na relação entre 3 componentes:


  • Notoriedade, ou seja, o quanto ela é conhecida e reconhecida
  • Proximidade, que mede a identificação emocional com a proposta da marca
  • Recomendação, que envolve o grau de repercução espontânea que ela consegue gerar

Objetivos da Pesquisa
  • Identificar o quanto uma marca é reconhecida e admirada por clientes, colaboradores e pelos diversos segmentos da sociedade
  • Avaliar qual o grau de proximidade emocional que ela consegue gerar
  • Medir que tipo de repercução essa marca tem nos meios de comunicação formais e informais com ênfase nas comunidades sociais
  • Gerar um Índice de Reputação que pode ser comparado ao longo do tempo e com um benchmark da categoria ou setor de negócio do cliente

Medidas Testadas
  • Lembrança espontânea da marca
  • Avaliação geral e de atributos específicos
  • O que se fala dessa marca em blogs, comunidades na internet e outros meios informais de repercussão
  • Associações feitas entre a marca e os sentimentos e sensações que denotem proximidade emocional
  • Comparação entre a performance da marca nos 3 aspectos de Reputação e seus concorrentes diretos e indiretos

Técnica de Coleta de Dados

Entrevistas presenciais ou por telefone; Entrevistas Duais; Tríades; Discussões em Grupo; Análise de blogs, Twiter; Desk Research nos meios de divulgação; Análise de contatos nos SACs


Estímulos

Website da empresa; material de divulgação da marca; lista de atributos e bateria de benefícios funcionais e emocionais


Amostra Mínima Recomendada

20 Entrevistas Pessoais em Profundidade; 4 Discussões em Grupo; 120 Entrevistas Presenciais, por telefone ou pela Internet


Cronograma

6 a 8 semanas