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Pesquisa Quantitativa e Qualitativa

Desenvolvemos diferentes técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa de acordo com as especificidades de cada estudo.

Pesquisa Quantitativa

A Pesquisa Quantitativa tem como objetivo identificar a presença e medir a freqüência e intensidade de comportamentos, atitudes e motivações de um determinado público-alvo. Ela gera medidas precisas, confiáveis e que podem ser replicadas para o universo estudado, pois se baseia em uma amostra estatisticamente determinada.


As principais técnicas de coleta de dados quantitativos são: entrevista pessoal domiciliar; entrevista por telefone e CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing); entrevista presencial assistida por computador CAPI (Computer Assisted Personal Interviewing); questionário online de auto-preenchimento; e entrevista em central location com Intercept (local com alto fluxo de pessoas onde possíveis entrevistados são abordados).


As informações são coletadas por meio de um questionário estruturado, com perguntas claras e objetivas para garantir a uniformidade de entendimento das perguntar e a padronização dos resultados. O relatório de pesquisa quantitativa, além das interpretações e conclusões, disponibiliza tabelas e gráficos que podem ser preparados de forma cruzada de acordo com os diferentes perfis de idade, sexo, classe social, comportamento, etc. desde que haja um número suficiente de respostas em cada uma dessas células.


Pesquisa Qualitativa

A Pesquisa Qualitativa, chamada também de pesquisa exploratória, visa entender e interpretar comportamentos, atitudes e motivações que influenciam ou determinam a escolha de produtos e marcas. Ela é utilizada tanto para aprofundar conhecimentos que já tenham sido quantificados, quanto para montar uma base de conhecimentos para posteriormente testá-los quantitativamente.


Na pesquisa qualitativa, o tamanho da amostra não necessariamente reflete a população estudada do ponto de vista estatístico, mas é um retrato dela.


As principais técnicas de coleta de dados qualitativos são: discussões em grupo (focus group); entrevistas em profundidade (in-depth interview) individuais, em duplas ou em tríades; entrevistas por telefone; e etnografia (observação do comportamento do consumidor no seu ambiente natural: em casa, fazendo compras, na internet, etc).


Esta técnica utiliza um roteiro que estimula os respondentes a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, abrangendo aspectos subjetivos e motivações espontâneas. O produto final da pesquisa qualitativa é um relato analítico do discurso verbal e não verbal do público investigado, que responde aos questionamentos do cliente de forma profunda e fundamentada no depoimento do consumidor.