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Imagem de Marca

Descrição

A pesquisa do Imagem de Marca visa analisar a relação que o consumidor tem com a marca: como ele a percebe dentro do cenário competitivo e quais as suas fortalezas e fraquezas com relação aos concorrentes.

Esta relação do consumidor com a marca abrange 2 grandes esferas: a percepção de uso do produto/serviço; e a imagem da marca criada através de propagandas de TV, mídias impressas, campanhas online...

Normalmente esta metodologia apresenta primeiramente uma parte qualitativa exploratória para captar como o consumidor percebe a marca nestas duas grandes esferas e, em um segundo momento, uma parte quantitativa para identificar o peso dessas percepções no universo de clientes atuais e potenciais da marca.

Esse tipo de pesquisa pode ser replicada periodicamente ou quando a empresa muda algum aspecto importante de seu posicionamento ou comunicação.


Objetivos da Pesquisa
  • Entender como a marca é percebida pelos consumidores
  • Identificar que espaço a marca ocupa em um determinado segmento e o que a diferencia das propostas dos concorrentes
  • Definir quais são as principais fortalezas e fraquezas da marca com relação aos concorrentes

Medidas Testadas
  • Grau de Conhecimento (Brand Awareness)
  • Likes e dislikes
  • Experimentação e Recompra (Trial and Repeat)
  • Lealdade e Retenção
  • Penetração
  • Intenção de compra (Purchase intention)
  • Benefícios emocionais e funcionais
  • Imagem da marca
  • Personalidade da marca
  • Diferenciação em relação à concorrência (Uniqueness)

Coleta de Dados

Discussões em Grupo; Entrevistas Pessoais Domiciliares ou em Central Location; Entrevistas por Telefone


Estímulos

Proposta conceitual da marca; slogan; logotipo; e material de comunicação - material de ponto de venda, propaganda de TV, mídias impressas e online.


Amostra Mínima Recomendada

4 Discussões em Grupo; 300 Entrevistas Pessoais por onda, no caso de um tracking.


Cronograma

5 a 6 semanas