Home > Produtos > Online Interativo > Etnografia Digital

Etnografia Digital

Uma vez que os consumidores estão mudando hábitos da sua vida offline para o ambiente online, é necessário que a pesquisa de mercado acompanhe esta tendência e entenda como é o comportamento dos consumidores dentro deste novo universo, que necessidades eles buscam satisfazer na web e quais impactos estas novas interações têm na sua rotina e nas suas decisões de consumo. Para isso, a MultiFocus lançou no 4º Congresso da ABEP a metodologia de Etnografia Digital, que ganhou o prêmio Alfredo Carmo de melhor trabalho de pesquisa. Esta ferramenta inovadora concilia a observação da navegação e o entendimento profundo do comportamento do consumidor online.
Essa nova ferramenta é fundamental para quem está presente na web e precisa conhecer o melhor seus usuários, e traz como diferenciais:

  • Trazer para o universo online as ferramentas tradicionais de observação etnográficas
  • Integrar o poder das métricas com uma leitura qualitativa dos dados
  • Inverter o olhar do comportamento dos usuários de um site para o comportamento de um público-alvo em toda a web
  • Possibilitar análises longitudinais com painéis de consumidores online, captando tendências de comportamento
  • Identificar diferentes perfis de usuários da Internet, adequando a cada um deles estratégias diferentes de comunicação e de criação de conteúdo para um site, página ou blog

 

Objetivos da Pesquisa
  • Observar e medir o comportamento de um target na internet (tracking)
  • Entender suas motivações, interesses e grau de envolvimento com diferentes tipos de uso do meio
  • Avaliar que tipo de mudanças o contato com a internet provoca nos seus hábitos de consumo de mídia, de compras, de lazer e de relacionamento social
  • Traçar um panorama de sua navegação, identificando o que ela procura, que sites acessa, por que assuntos se interessa e o que capta sua atenção em uma página visitada

 

Medidas testadas
  • Sites acessados e freqüência de acesso
  • Páginas clicadas dentro dos sites
  • Tempo permanecido em cada site/página
  • Assuntos de interesse
  • Focos de atenção em sites e páginas da web
  • Atitudes e comportamentos em relação ao uso da internet
  • Preferência por assuntos, conteúdos e formatos, tanto em páginas como em banners, pop-ups ou qualquer outro material presente na web

 

Coleta de Dados

Criação de um painel de usuários de internet de acordo com os objetivos do cliente; Observação e registro de navegação por meio de um software específico; interação em tempo real com os participantes do painel, usando questionário online seguido de chat

 

Amostra Mínima Recomendada

Não existe uma limitação máxima para o painel nem em termos de participantes nem de tempo de observação. No entanto, recomenda-se uma amostra mínima de 50 casos por 1 semana, considerando chat com 20% da amostra.